Carro zero km, você sabe tudo?

Carro zero km, você sabe tudo?

Carro recém comprado exige atenção?

 

Carro zero km, você sabe tudo?

 

O carro novo é um prazer em especial, o cheiro de novo já é por si uma recompensa ao esforço de compra.

Quem não lembra dos anos 70,80,90, quando comprar um veículo zero km era uma façanha para poucos privilegiados?

As opções se resumia a meia dúzia de “carroças” estilizadas como se referia o então presidente Collor de Mello.

O mercado brasileiro se integrou ao restante do mundo e vemos diversas opções internacionais a preços altos, porém, mais acessíveis em relação ao passado.

 

A possibilidade de escolher tamanho, estilo, cores, acessórios, desempenho ou economia ideais é o destaque nesta modalidade de compra.

 

O novo é mais confiável, custa muito menos na manutenção, faz economia com o combustível, polui menos e ainda representa status adquirido de sucesso pessoal.

Os benefícios do novo são bastantes perceptíveis.

Os problemas? Nem sempre, porque a expectativa é que “comprei um carro zero para não ter problemas!”.

Nem sempre essa é a realidade.

Somente os veículos sem nota fiscal ao consumidor são realmente novos.

Mesmo com o veículo no pátio da concessionária, havendo faturamento, passa a ser seminovo.

 

Fipe, que trem é esse?

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Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, entidade sem fins lucrativos, vinculada a Universidade de São Paulo – USP.

Criada em 1973 para dar suporte ao departamento de economia, administração e contabilidade da universidade.

Dentre as diversas atividades da fundação, está a Tabela Fipe para veículos, que expressa o preço médio dos veículos no país.

 

Considerações sobre a tabela Fipe

O seu carro usado será enquadrado na tabela FIPE.

Haverá uma avaliação para troca que é a Fipe, menos os reparos e a margem de revenda da loja.

A tabela impressa é uma média nacional, existe a tabela regional disponível para bancos e lojas através de assinatura mensal.

Os preços para carros em linha é a aplicação de um fator de depreciação mensal em forma percentual sobre a tabela do zero km.

Para os fora de linha, o preço é atualizado através de pesquisas de mercado.

Dificuldades de preço para veículos usados, cada carro tem uma quilometragem de rodagem, estado de conservação, histórico de uso (se de empresa ou particular), acessórios de série ou extras adicionados na concessionária (tem carros que possuem 12 kits diferentes de acessórios na mesma categoria de Fipe).

Portanto a tabela serve como mera referência de valor.

As lojas explicam que o valor de mercado ainda é baseado na facilidade ou dificuldade de vender um veículo, tendo a Fipe como ponto de partida numa avaliação para compra.

Nesse ponto, é real, cada carro usado tem um histórico e condições de venda.

 

Nunca aceite a primeira oferta pelo seu usado

 

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Negocie, pois o comprador do seu carro busca rentabilizar justamente em cima do seu veículo usado.

Carros importados, carros de luxo ou carros que fracassaram no mercado podem sofrer altas depreciações pela dificuldade de venda.

Veículos que sofreram acidentes ou estão malconservados passam por uma avaliação especial, porque há um excesso de oferta no mercado de usados e as possibilidades de escolha são grandes.

Este é um parâmetro importante, por exemplo uma loja que tem 30 carros no estoque, 18 deles branco, tem a tendência de avaliar menos outro carro branco que esteja em negociação.

Mas a esperteza na hora de receber um veículo usado sempre existe. Negocie o valor do seu usado antes de se pronunciar sobre o novo.

Por que? Muitas vezes, reduzem o desconto no novo, para elevar o preço do usado e causar-lhe melhor impressão do negócio.

 

Satisfação tem um preço

Aquele carro em oferta satisfaz a sua necessidade?

Espaço para os passageiros atrás, o porta-malas numa eventual viagem mais longa é adequado?

O veículo proporciona o conforto mínimo a sua família?

Você precisa de um veículo para a cidade, mais econômico e compacto ou de uso misto, com porta malas maior e motor mais forte?

O preço ofertado é real, você já pesquisou no site de fábrica e na Fipe, comprovando a oferta?

Os acessórios de série ou em pacotes opcionais?

 

Já vi muitos vendedores de veículos zero Km que ofertam acessórios opcionais que na verdade são de série, explorando o cliente no preço.

 

No testdrive quais foram as suas impressões?

Já vi muitos “sonhos” se acabarem no test drive. Ainda há muitos carros bonitinhos e ordinários…

 

Carro Zero km com problemas?

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Cuidado na compra: o apaixonar-se geralmente nos cega, na compra de um veículo zero km é perigoso não enxergar os problemas.

O veículo novo exige cuidados na compra? Sim.

O veículo começa a ter problemas na saída da linha de produção, milhares de veículos transitando em lugares apertados, é um chamariz de pequenos acidentes.

O patio da fábrica oferece riscos de chuvas de granizo, batidas de para-choques, riscos na pintura, acidentes de embarque na cegonheira, danos no transporte de cegonheira (principalmente os que vão na parte mais alta).

 

É raro, mas ainda acontece erros de montagem ou falhas na fabricação de componentes, que podem decretar o descarte do veículo.

 

O desembarque na concessionária também pode ser complicado, com funcionários mal treinados ou mal-intencionados, manobrando os veículos de forma imprópria.

Vários casos de veículos com rachaduras no monobloco provenientes de quedas em elevadores no período de revisão para a entrega.

Estes problemas podem fazer uma seguradora negar a renovação do seguro por razões técnicas.

Já vi casos de veículos que começaram a ter problemas mais sérios a partir de dois anos, quando estas falhas podem se agravar.

Cabe reparo e indenização? Sim, mas dá um incômodo muito grande.

 

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Veículos antigos nos pátios de concessionária, apresentam infiltração de água, pintura fosca, riscos profundos na pintura, mofo nos tecidos e nos revestimentos,

Óleo de motor e fluídos vencidos, pneus danificados devido aos inúmeros test-drive.

Demonstrações em shoppings, em casa de clientes e outros locais, a quilometragem feita se torna alta para um veículo zero km.

Com 20 km de rodagem, é razoável, mas já vi vários casos com o odômetro acima de 100 km.

 

Revisão de entrega técnica do carro recém faturado

Nos últimos 5 anos observa-se uma tendência geral nas concessionárias de não realizar a revisão de entrega técnica como manda o manual da fábrica, alegam, que por razões econômicas.

Não é incomum uma entrega técnica de veículo zero Km repleta de problemas, cabe ao comprador uma atenção redobrada na compra.

Acessórios instalados na concessionária que não funcionam, manchas de graxa nos estofamentos e painéis internos, óleo e fluídos insuficientes, luzes queimadas e pintura danificada são os itens mais comuns a darem problemas.

 

Atenção, demora excessiva e injustificada na entrega do veículo pode indicar problemas sérios de última hora.

 

O manual do veículo deve estar preenchido com os dados do primeiro comprador e com o cadastro na assistência técnica da rede autorizada.

Na revenda do veículo isso terá um peso enorme.

 

Financiamento, uma solução ou problema a administrar?

Carro zero km, você sabe tudo?  A maior reclamação na compra de veículos é o financiamento.

As taxas de juros por si, são altas.

Mas, aproveitando a euforia da compra, muitas vezes o comprador não percebe o embutimento de garantias extras, comissões de retorno à concessionária realizada pelos bancos parceiros, tarifa de cadastro, a famosa TAC – taxa de abertura de crédito, que não é ilegal, mas o valor cobrado na maioria das vezes é excessivo por parte das concessionárias.

A maioria cobram no mínimo o dobro do valor real, com casos chegando a R$ 2.000,00.

Os financiamentos com taxa zero, ao cobrar a TAC, IOF e retorno, estão na realidade cobrando um custo financeiro de 0,3% ou mais.

Para quem deu 60% de entrada e fez o saldo em 18 ou 24 parcelas, o custo é alto e enganador.

 

Outro detalhe, taxa zero só existe para algum veículo que precise de incentivo de vendas, pois o custo é alto para a concessionária e o fabricante.

 

Ambos se cotizam para pagar o rebate da taxa ao banco, à vista.

O esforço da taxa zero portanto é publicitário.

Ninguém fará uma propaganda cara em cima de um produto com altas vendas.

Na maioria das vezes, o preço do veículo é aumentado na campanha, de forma que o  valor à vista mais alto possa compensar o custo da taxa. Solução casas “eletro”…

Você pode consultar diversos bancos e financeiras fora da concessionária, sempre se encontra melhores negócios.

Verifique os diferentes valores de entrada e prazos de pagamento, pois podem mudar as taxas de financiamento para menos.

 

Leasing – arredamento mercantil

Quando os juros sobem demais, o Leasing dá as caras nas concessionárias.

Na verdade é um aluguel pago ao banco, com a opção de compra ao final do contrato.

O cliente é um fiel depositário e locatário do veículo.

Geralmente as taxas de remuneração do aluguel para o banco são mais baixas que o financiamento.

Uma curiosidade, se for fazer uma viagem a algum país vizinho, com um carro vinculado a um leasing, não poderá atravessar a fronteira.

O contrato prevê rodar apenas em território nacional.

Afinal, o Banco é o dono do carro.

 

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Consórcio, melhor opção ao comprar um carro?

O consórcio é a melhor opção de compra para zero km.

O custo financeiro ao mês de 0,15% bate qualquer taxa zero.

Liberdade total de escolha e você pode planejar a aquisição com calma.

A carta de crédito é um cheque à vista.

O cadastro é facilitado e o pagamento à concessionária é ágil.

Poupar para comprar é o melhor meio de se fazer economia.

Veja aqui algumas opções interessantes.

 

Depreciação

O seminovo passa por no mínimo 12% de depreciação de valor no primeiro ano e 21% no segundo ano de uso, no terceiro chega a 31%. Isto em regra geral.

O valor do veículo no mercado de usados é bastante influenciado pela oferta e procura, como em qualquer mercado.

Carros de luxo, por demandarem um custo de estocagem maior, são o que sofrem maior depreciação.

Os populares mais vendidos, são os que mais seguram valor.

Giram fácil no estoque por causa da economia, baixa custo de manutenção e valor baixo de aquisição.

 

Posso comprar carro, zero km, em lojas independentes?

 

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Na realidade é um repasse de alguma concessionária, empresa que comprou através do setor de vendas diretas de fábrica ou locadora de veículos.

Os problemas de entrega podem se tornar maiores em lojas particulares, pois muitas vezes as concessionárias localizam veículos problemáticos e remetem estes para lojas em lugares distantes dentro do estado.

O comprador desavisado não terá o atendimento técnico pela loja, que o recomenda levá-lo numa autorizada, que para não arcar com os custos não cobertos pela garantia, nega o atendimento.

O comprador fica no meio do tiroteio.

Geralmente solução vem um ano depois através do Procon.

Comprar saldo de locadoras, pode esbarrar na regra dos seis meses, que impede a venda.

A locadora não pode revender um veículo com menos de seis meses de faturamento.

 

Outro problema grave é o manual estar preenchido com os dados da locadora, na revenda será um drama convencer o comprador que a quilometragem é legítima.

 

Imagine se o cadastro foi de uma operadora de táxi?

Portanto, se puder evitar os revendedores particulares, será uma boa ideia.

 

Comprar um zero quilômetro significa

  • Tecnologia atualizada
  • Novas tendências em acessórios, comodidades e facilidades de uso.
  • Menor custo de seguro.
  • A satisfação da escolha plena.
  • Um sonho desde a infância, realizado.

 

Recomendações finais

Carro zero km, você sabe tudo?

Você deve estar ciente quanto as despesas obrigatórias.

O IPVA do veículo novo é pago à vista, proporcional ao meses do ano vigente.

O emplacamento na concessionária é bem mais caro, na maioria das vezes custa o dobro.

 

Há diferença no seguro feito com o carro dentro da concessionária e depois de retirado.

 

Sempre peça ao seu corretor para providenciar a vistoria de entrega do seguro antes de sair da concessionária.

Um detalhe importante, sempre que possível peça a vistoria, porque somente enviando a nota fiscal para o corretor de seguros, evita deixar de fora acessórios e detalhes do veículo necessários na hora de acionar o seguro.

Cuidado com acessórios instalados na concessionária, podem ser mal instalados e causar danos enormes ao veículo e prejudicar a garantia.

Muito desses acessórios oferecidos são supérfluos.

 

Atenção: sempre você pode desistir de um mau negócio! O código de defesa do consumidor garante ao comprador a desistência de uma compra.

 

Espero que este guia te ajude a comprar bem e te dar mais satisfação em suas escolhas.

 

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