Como escolher uma Corretora de Valores?

Saiba como escolher a corretora de valores certa com base nos produtos e serviços oferecidos além de saber os custos para investir utilizando uma corretora de valores. E entenda o  porque a corretora de valores é o melhor lugar para investir o seu dinheiro.

Porque eu devo escolher uma corretora e não investir pelo Banco?

Corretora de Valores é diferente de Banco! Apesar dos grandes bancos oferecerem os mesmos produtos financeiros que uma corretora, eles o fazem através de sua corretora, ou seja, uma corretora ligada ao banco em questão.

Uma corretora de valores independente, ou seja, aquela que não é ligada a nenhum banco (principalmente os grandes bancos), em sua maioria possui uma infinidade de produtos em sua prateleira, pois ela pode apenas distribuir os produtos ofertados por outras instituições.

Nas corretoras independentes você consegue investir em CDBs, LCIs e LCAs (em breve haverá um artigo sobre esses investimentos) de bancos menores que você não possui conta e esses produtos são muito melhores em comparação com os mesmos produtos oferecidos pelo seu banco, pois eles não possuem uma base de clientes enorme e a maneira de atrair os investidores são oferecendo rendimento melhor que no seu banco, além de ter uma infinidade de fundos de investimentos de vários Gestores com várias estratégias, Previdências Privadas com taxas muito baixas e outros tipos de investimentos mais sofisticados.

Ah mas no meu banco eu não tenho direito a fazer DOC e TED (no caso de abrir conta em corretora você irá precisar transferir seu dinheiro para a corretora), hoje você pode abrir conta em qualquer banco digital que possui gratuidade nas transferências de DOC e TED e assim você não fica refém do seu banco e as taxas cobradas por ele. Além de poder também fazer a portabilidade de seu salário para o novo banco de forma prática e rápida.

Onde consigo localizar as corretoras de valores?

B3 lista de Corretoras de Valores
Site da B3 onde há a lista de corretoras habilitadas para pessoas físicas

Se você está convencido de que investir em uma corretora que não seja pelo seu banco, mas você não tem e/ou não sabe quais corretoras existem no mercado veja abaixo onde encontrar.

No site da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo) há uma lista de corretoras na data de hoje há 87 corretoras listadas para ofertar produtos de investimentos no Brasil clique aqui para acessar a lista. Sugiro que você faça um filtro na opção de clientes e ativar a opção de pessoa física que desta forma diminuirá consideravelmente o número de corretoras habilitadas para somente aquelas que possam atender pessoas físicas.

As taxas que as corretoras cobram.

Agora chegamos a um ponto crucial, devemos verificar os custos que cada corretora cobra para fazermos investimentos, são 3 os mais importantes:

Taxas de Custódia:

Esta taxa é a cobrança da corretora para armazenar as informações dos títulos de renda fixa e variável que o investidor possui na corretora. (Lembre-se seus investimentos não ficam em poder da corretora).

Há várias corretoras que não fazem a cobrança de custódia, ou seja, taxa zero para manterem as informações de seus investimentos. Vale ressaltar que algumas corretoras informam taxa zero de custódia, mas é necessário número “X” de corretagem mensais no segmento de renda variável. Tomem cuidado para não caírem nessa pegadinha.

Taxa de Corretagem:

Que é a taxa cobrada por operações no mercado de renda variável. Algumas corretoras não cobram corretagem para investimentos em Fundos Imobiliários (FIIs), outras não cobram para FIIs e ETFs, mas cobram para ações. Há algumas que quanto mais operações efetuar, menor será a taxa de corretagem.

O ideal será sempre o menor custo que conseguir para a taxa de corretagem se você for investir em Renda variável.

Taxa de administração do Tesouro Direto:

B3 lista de corretoras de valore com taxas cobradas no tesouro direto
Site da B3 onde possui a lista de corretoras e as taxas cobradas para o Tesouro Direto

Essa taxa é cobrada pelas corretoras para operarem no Tesouro direto, há muitas Corretoras de Valores que já não cobram nenhuma taxa para você investir em Tesouro Direto, mas você pode encontrar no mercado corretoras que cobram até 2% ao ano para você investir, o que é um absurdo de caro. Lembre-se a B3 cobra taxa de Administração de 0,25% ao ano e essa taxa não há como fugir. Clique aqui para acessar a lista de corretoras e as taxas cobradas por elas para o investimento em Tesouro Direto.

Procure as corretoras que não cobrem taxa de custódia e taxa de administração do Tesouro Direto. Mesmo que no início você não queira investir em renda variável procure uma corretora que tenha o menor custo na taxa de corretagem, pois assim que iniciar a sua jornada com renda variável você não precise procurar outra corretora para este fim.

E por fim, há algumas corretoras que trocam o nome das taxas ou não deixam a informação com clareza em seus sites, recomendo que tire todas suas dúvidas de custos com o atendimento da corretora antes de efetuar o cadastro.

Serviços e Ferramentas oferecidos pelas Corretoras.

Mesmo após os dois primeiros filtros você poderá ficar com algumas corretoras para escolher, e agora devemos verificar quais são os “bônus” que as corretoras oferecem para ser seu critério de desempate.

Aplicativo Móvel:

Hoje em dia estamos o tempo todo com nossos celulares e a corretora ter um aplicativo móvel faz toda a diferença para que gosta de estar conectado e ter o acesso a sua conta na corretora através de qualquer lugar. Ter um aplicativo móvel de fácil usabilidade pode ser o fator determinante para você que através do aplicativo do banco pode transferir dinheiro para a corretora e também pelo aplicativo da corretora fazer o seu investimento em poucos passos.

Atendimento e suporte ao cliente:

Se caso você estiver com dúvida de como utilizar o site e/ou aplicativo da corretora é importante você ter o suporte que pode te auxiliar em seu primeiro investimento ou se houver qualquer problema, poder contar com um atendimento é muito importante.

Cursos educacionais em Finanças:

Caso você esteja dando seus primeiros passos nos investimentos a corretora oferecer cursos e/ou lives para tirar dúvidas seja importante para você opte por essas corretoras, mas vale lembrar que muitas das informações você consegue sem a necessidade de estar vinculado a uma corretora.

Home Broker (para renda variável)

Ter um Home Broker de qualidade, estável e leve é importante para que quer efetuar transações de renda variável como Swing Trade e Day Trade, se o home broker não for bom, não conseguirá efetuar esse tipo de transação.

Análises e recomendações de investimentos:

Várias corretoras possuem analistas que criam uma carteira de investimentos recomendadas e dispõem essa informação para seus clientes ou fazem analises de empresas e dispõem esses relatórios para download e leitura de seus clientes.

Conclusão.

Você pode investir utilizando uma Corretora de Valores independente, ou até mesmo a corretora do seu banco já que, pelo menos, os grandes bancos já não cobram mais taxa de administração do tesouro direto, mas, se você quer outros tipos de investimentos com rendimentos melhores e mais diversidade de produtos, terá que recorrer a uma corretora independente.

Veja que as corretoras dos bancos possuem a comodidade, pois você não precisará efetuar novo cadastro, e nem precisa fazer a transferência do seu dinheiro para a conta da corretora, pois você está com tudo lá.

Nas corretoras independentes você tem eficiência, produtos com melhores rendimentos e diversidade, e com isso você pode diversificar cada vez mais o seu patrimônio, mas terá que transferir todo mês a dinheiro para a conta na corretora. Caso o seu banco cobre taxa para DOC e TED você pode muito bem abrir uma conta em um Banco Digital que não possui cobrança para esse tipo de transação, você também pode fazer a portabilidade do seu salário para esse banco e assim ficar livre dessas taxas.

Agora vai de você escolher o que é melhor para você e para seu dinheiro, faça a escolha baseado nas suas necessidades. Lembrando que banco você possui limitações de oferta de produtos, rendimentos piores, mas em compensação a comodidade de não precisar fazer transferência para sua corretora. E nas corretoras de valores você possui um diversidade de investimentos, rendimentos melhores e terá de ter esse pequeno trabalho para transferir dinheiro para a corretora.

Leave a Reply